IX Aniversário

No dia 24 de Fevereiro de 2018, o COCP celebrou o seu 9º aniversário com um evento que juntou mais de uma dezena de belas viaturas clássicas OPEL, desde os anos 50 aos anos 80, com a participação de mais de duas dezenas de entusiastas da Marca.
Concentrados junto ao rio Tejo em Algés, numa manhã fria e solarenga, a caravana deslizou harmoniosamente ao longo da Marginal na direção da Fábrica da Pólvora em Barcarena, para uma visita a este interessante espaço museológico.
Estacionadas as viaturas dentro do recinto, iniciámos a visita pelo Museu da Pólvora Negra através de uma explicação em audiovisual, iniciada com o estabelecimento das Ferrarias d´El-Rei no reinado de D. João II para a produção de armamento para as Naus dos Descobrimentos, bem como para o fabrico de pólvora negra, nas margens da ribeira de Barcarena.
O conjunto de edifícios fabris foi aumentando ao longo dos séculos até ao século 20, com a produção de armamento e de pólvora negra sempre em crescendo, aproveitando a energia proveniente da água da ribeira, tendo sido edificado um complexo sistema hidráulico para alimentar a várias atividades fabris.
Sendo uma atividade eminentemente perigosa, a Fábrica da Pólvora sofreu vários acidentes explosivos, sendo o último na década de 70 do passado século, ainda na memória de várias pessoas da zona de Lisboa.
Após a visita dos vários espaços, agradavelmente inseridos no vale da ribeira de Barcarena, seguiu-se o almoço comemorativo no restaurante inserido no espaço da Fábrica, com vivas ao “menino COCP” e votos de “muitos anos de vida”.