VI Passeio da Delegação Centro do COCP / Expofacic 16

Continua de parabéns o Clube Opel Clássico Portugal que, através da sua Delegação Centro, consegue proporcionar aos seus associados, assim como a proprietários de automóveis clássicos da marca, um magnífico passeio, onde o convívio e a camaradagem são únicos.

Oriundos dos mais variados pontos do país, os apaixonados da marca continuam motivados pelos aspetos culturais e pela gastronomia que lhes é proporcionada, e as inúmeras recordações e lembranças que levam deste passeio fazem-nos voltar. A palavra vai passando, de boca em boca, registando-se sempre a presenças de novos participantes. A qualidade destes passeios é por demais reconhecida por todos.

Em representação da Auto-Industrial, S.A., Concessionário OPEL de Coimbra, o Eng. Ivo recebeu a comitiva, a partir das 9.00h, tendo sido servido um “cocktail de boas-vindas”. O Clube Opel Clássico Portugal terá sempre as “portas abertas” para os seus passeios, disse!

O relógio assim dita e, pelas 10,30h, os vários modelos antigos e clássicos OPEL, desde 1932 até aos anos 90, desfilaram pelas ruas da cidade até ao Exploratório-Ciência Viva, situado na Rotunda das Lages, onde puderam assistir a um magnífico filme: Seleção Natural, de Darwin.

A foto de família não faltou.

O almoço foi servido pelo Restaurante “O Ferrador”, da Pedreira (Miranda do Corvo), que proporcionou a todos um soberbo pernil de porco no espeto, num local mítico da cidade de Coimbra. Nem mais nem menos que a Quinta das Canas, na conhecida Lapa dos Esteios, palco de muitas reuniões literárias ligadas ao movimento romântico. Agora pertença da GNR – Brigada Fiscal, este local aprazível, mesmo junto ao Rio Mondego, foi um refúgio de eleição para a inspiração dos artistas, ditos Românticos, os saudosos da época, os apaixonados pela Revolução Liberal. Todos iam à Lapa “ouvir o Mondego e inspirar-se no perfume dos laranjais”. Este local foi cantado por inúmeros poetas. “Do Choupal até à Lapa se vai em duas cordas de guitarra”.

Como havia programa a cumprir, os participantes rumaram à “alta” da Cidade. Às 15.30h, na Porta Férrea (U.C.), dois técnicos da Casa da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra proporcionaram uma visita guiada, desde a Faculdade de Direito até á Torre de Anto, com passagem por diversas Repúblicas, recordando as diversas “Tradições Académicas e o Fado de Coimbra”.

As ruas da cidade, da “alta” à “baixa”, agora no percurso inverso, “pararam” para ver o colorido das máquinas.

A passagem por Ançã também parece continuar a ser habitual, tendo o Presidente da Junta oferecido um magnífico exemplar do delicioso “Bolo de Ançã”.

Já em Cantanhede, os automóveis ficaram estacionados em parque fechado, mesmo em frente à entrada da Expofacic.

Eram horas da receção, no Museu da Pedra, onde a Câmara Municipal de Cantanhede fez questão de receber a comitiva do Clube Opel Cassico Portugal.

Às palavras de circunstância e aos indispensáveis agradecimentos à Câmara Municipal de Cantanhede, na pessoa de Casas de Melo, diga-se, o “homem dos sete ofícios”, o Adjunto do Presidente, sempre pronto e disponível para tratar de tudo o que se relacionou com a visita do C.O.C.P, seguiu-se uma mesa posta com o Marquês de Marialva em “modo fresco”.

Foram distribuídas as lembranças aos participantes, por parte do C.O.C.P. e Câmara Municipal de Cantanhede, assim como os Livre-Trânsitos para a visita à Expofacic. Se assim houver vontade, a presença, na edição 2017 estará garantida. Nesta oportunidade, e para os sócios do Clube, foram sorteados dois Vouchers, um do Hotel Boutique, da Lousã, e outro do Hotel Marialva Parque, de Cantanhede.

Terminou a edição de 2016.

Seguiu-se a Feira. A Expofacic, uma das maiores feiras Agrícola, Comercial e Industrial de Portugal, continua a movimentar multidões e a registar diariamente verdadeiras enchentes, promovendo o que de melhor se produz e se comercializa no país.

Constitui já um hábito este Passeio da Delegação do Centro do C.O.C.P., onde só quem participa se pode aperceber de todo o seu agradável envolvimento.

Para o fim ficam os indispensáveis agradecimentos, por parte do C.O.C.P., a todas as entidades sem as quais seria impossível a realização deste evento. Desta vez, à Auto-Industrial, S.A. (Eng.os Escudeiro e Ivo), às Câmaras Municipais de Coimbra e de Cantanhede, à GNR-Guarda Fiscal, à Entidade Regional do Turismo Centro de Portugal, à União de Freguesias de Santa Clara e Castelo de Viegas, ao Hotel Boutique da Lousã e ao Hotel Marialva Parque de Cantanhede, à DISART (Sr. Carlos Inácio), à Mundicópia, à Imobiliária Casas Prime, ao Diário “As Beiras”, à Sociescapes, à Cision, à CEPSA (Santa Clara), à Ourivesaria Catarino, à LOUSAMEL e aos amigos Hélder Carvalho, J. Jorge Silva e Pedro Serrador Cacho, aos Táxis “Os furiosos”, a Adérito Lamas e ao Eng. Reis Pinto.