XIV Encontro Nacional Opel Clássico

Viseu, 26 e 27 de Setembro 2015 

Com presença em Viseu, Penalva do Castelo e S. Pedro do Sul, e sob a dedicada organização do nosso sócio Fernando Ribeiro, o Clube Opel Clássico Portugal, realizou o seu 14º Encontro Nacional nos dias 26 e 27 de setembro, reunindo uma vez mais os seus sócios, acompanhantes  e convidados de norte a sul.

A concentração das quase quarenta viaturas realizou-se, como já vem sendo hábito, no concessionário Lemos&Irmão em Viseu, com o Sr. Augusto Passos e a sua equipa dando as boas vindas aos Opelistas.

A GM Portugal fez-se representar mais uma vez num encontro do COCP, com a presença do responsável do Pós-Venda, Sr. Paulo Beirolas, acompanhado da sua esposa e filho.

Após o registo dos participantes e do pequeno-almoço gentilmente oferecido pelo concessionário, a caravana Opel Clássico, liderada pelo belo exemplar de 1932 do Sr. Passos,  rumou a Penalva do Castelo, com uma paragem na adega da Quinta do Serrado, sendo recebida pelo seu responsável, bem como pelos Srs. Presidente e Vice-Presidente da Câmara de Penalva do Castelo, respectivamente Francisco Carvalho e José Laires.

A todos foi proporcionada uma prova dos belos vinhos produzidos naquela Quinta, por entre conversas sobre clássicos e vindimas…

Em Penalva do Castelo, antes de as viaturas estacionarem junto à Câmara Municipal, uma breve passagem por Esmolfe, que deu nome à famosa variedade de maçã “Bravo de Esmolfe”.

Nos Paços do Concelho realizou-se uma sessão de boas vindas, com breves discursos e troca de lembranças entre os Presidentes da Câmara Municipal e do COCP.

Após um típico almoço num restaurante local, saída em direcção a Viseu, para uma muito interessante visita à colecção particular do Sócio Fernando Ribeiro, que proporcionou a todos os participantes uma inesquecível viagem no tempo, por entre diversos e belos exemplares de automóveis clássicos, e uma grande variedade de “memorabilia”, muito bem exposta e que trouxe a todos muitas memórias, tudo bem enquadrado por um oportuno lanche.

De novo na estrada para S. Pedro do Sul, onde o Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal, Dr. Pedro Mouro, organizara uma visita às termas – balneário rainha D. Amélia, com o seu interessante núcleo museológico. As viaturas clássicas Opel ficaram entretanto estacionadas frente às termas, proporcionando aos transeuntes uma excelente visão do mundo Opel, dos anos trinta aos anos noventa.

Finalizando o dia, check-in, jantar e pernoita no muito agradável Hotel Monte Rio.

Domingo 27 era dia de “Guinness World Record”.  Em Viseu, ia realizar-se a tentativa de bater o record da “Maior Parada de Veículos Opel/Vauxhall do Mundo”.  A caravana do COCP, com quase quarenta Opel Clássicos, juntou-se a este evento e deu um importante contributo para que esse record fosse batido.

O 14º Encontro Nacional terminou no restaurante  A Fábrica, com almoço e distribuição das placas comemorativas.

Os nossos agradecimentos ao nosso sócio Fernando Ribeiro pelo seu grande empenho na organização deste Encontro, às Câmaras Municipais de Penalva do Castelo e de S. Pedro do Sul pelo importante e gentil apoio que deram ao COCP, ao Sr. Augusto Passos e à sua equipa da Lemos&Irmão, à GM Portugal por mais uma vez nos fazer companhia e nos apoiar com transporte de viaturas, e a todos os participantes em geral.

O próximo evento do COCP será o almoço de Natal, no dia 5 de Dezembro, em local a anunciar oportunamente.