XIX Encontro Nacional Opel Clássico

Decorrendo nos dias 28 e 29 de abril 2018, o COCP realizou o seu 19º Encontro Nacional por terras do Alto Alentejo, nomeadamente em Castelo de Vide e Marvão.
Conhecida como a “Sintra do Alentejo”, Castelo de Vide recebeu os 44 participantes (incluindo 3 crianças) no sábado 28, com sol e frio. A concentração decorreu no largo do Município, onde a vintena de clássicos OPEL ficou estacionada junto à estátua de D. Pedro V.
Feita a receção aos Opelistas, iniciou-se a visita pedestre ao Centro Histórico da vila, incluindo o seu Castelo e a Judiaria. O nosso guia foi o ex-Autarca e Historiador, Sr. Carolino Tapadejo, conhecedor profundo da influência judaica em Portugal. Através das suas detalhadas explicações, os visitantes realizaram uma interessante viagem no tempo à medida que calcorreavam as íngremes e irregulares ruas castelãs, sempre com referências aos segredos guardados nas pedras dos edifícios.
O ponto alto do percurso foi a visita à Judiaria, à Sinagoga Medieval e seu Núcleo Museológico, onde todos puderam apreciar a vivência dos judeus em Portugal, os seus utensílios religiosos e um tabernáculo. Ainda de referir a sala de evocação das vítimas locais da inquisição, bem como a contribuição desta comunidade para a cultura e ciência do nosso País, de onde sobressaem figuras como Garcia de Orta, médico, botânico, farmacologista e antropólogo, e Mestre Jorge, o físico.
Por fim, o Sr. Carolino Tapadejo levou-nos a visitar a oficina da sua família (Oficina-Museu do Mestre Carolino que, entre outras belas ferramentas clássicas, exibe o primeiro modelo do berbequim Black&Decker), uma das 12 oficinas de ferreiro instaladas na Rua Nova por artífices judeus no início do século XVI, que, convertidos ao cristianismo, se passaram a denominar-se Cristãos Novos.
Hora de um belo almoço alentejano – uma saborosa carne de porco à alentejana –, com um convidado especial, o Engº Falcão Neves, que chefiou a GMP/OPEL até fim de 2017.
Os Opelistas puseram as máquinas em movimento rumo às ruínas romanas da Ammaia, importante cidade do século I d.C. da província da Lusitânia, estendendo-se por uma vasta área com muito ainda por escavar. A visita ao museu ofereceu aos visitantes uma excelente panorâmica histórica sobre o local e suas gentes, com mostras de epigrafia, vidros, numismática e objetos de adorno, finalizando com um filme mostrando a evolução desta cidade romana.
Rumo a Marvão, conquistando a íngreme subida, os clássicos OPEL parquearam junto à Câmara Municipal, onde o Sr. Vereador da Cultura deu as boas vindas aos participantes e ofereceu lembranças regionais. Seguiu-se uma breve visita ao imponente castelo, apreciando-se as sua magníficas vistas sobre o território português e espanhol em redor.
De regresso a Castelo de Vide, houve ainda ocasião para uma receção na Câmara, onde a Sra. Vereadora da Cultura, D. Ângela, recebeu os Opelistas em sessão de boas vindas, em representação do Presidente. Após uma descrição sobre a vila, as suas gentes, suas culturas e tradições, a comitiva foi brindada com um Porto de Honra.
O dia finalizou com um jantar tipicamente alentejano no hotel Casa do Parque, com um cantar de parabéns a um dos participantes, o menino Alexandre Monteiro.
A manhã de domingo 29 foi dedicada à realização da Assembleia Geral (e Eleitoral) do COCP, que teve lugar na Fundação Nossa Senhora da Esperança. Após discussão e aprovação do Relatório de Atividades e Contas de 2017, bem como de outros assuntos de interesse para o Clube, constatou-se a ausência de listas para os Orgãos Sociais para o triénio 2018-2020, tendo ficado decidido a realização de nova AG no dia 30 de junho, continuando em funções até lá os atuais Orgãos Sociais.

O 19º Encontro Nacional finalizou no restaurante das Piscinas Municipais, com novo belo repasto e entrega das habituais lembranças e agradecimento ao nosso sócio Fernando Gomes, mais uma vez o organizador de um evento de sucesso e excelente convívio da Família OPEL Clássico.