XVII Encontro Nacional

17º ENCONTRO NACIONAL DO CLUBE OPEL CLÁSSICO PORTUGAL

Ao começo do mês de Abril de 2017, o COCP, cumprindo o seu Programa de Atividades, realizou o seu 17º Encontro Nacional por terras do Centro do País.
Cerca de uma dezena de belos Clássicos OPEL e seus quase 20 participantes concentraram-se no sábado dia 1 no Kartódromo dos Milagres, perto de Leiria.
Desta vez, a realização deste passeio coube ao Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria, o qual, sob a boa orientação do Sr. Fernando Moreira, concebeu um conjunto de atividades culturais e gastronómicas muito interessante.
O bem elaborado Roadbook levou os participantes por estradas e paisagens do interior, em direção a Santiago da Guarda, percurso esse que, tirando uma ou outra reviravolta, foi executado com sucesso.
A primeira paragem realizou-se na queijaria “Prado da Sicó”, com degustação de deliciosos queijos de sua produção. Seguiu-se a visita ao complexo monumental de Santiago da Guarda, com uma detalhada explicação da História do local.
A degustação seguinte aconteceu no Lagar de Azeite em Vale de Boi, com prova de várias qualidades de azeite e visita às instalações.
Hora de almoço: repouso das “máquinas clássicas” e ocasião para “atestar” os participantes com um belo repasto no restaurante “Terreiro do Lagar” em Maxial.
Recompostos os estômagos, a caravana Opel Clássico seguiu na direção de Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, com visita à Casa do Tempo, espaço com moderna arquitetura, apresentando exposições temporárias (a história do xadrez) e permanentes (referentes aos têxteis e tipografia).
Saída em direção de Pedrogão Grande e Pedrogão Pequeno, onde a comitiva se alojou no Hotel da Montanha, com uma excelente vista sobre a barragem do Cabril, seguindo-se o típico jantar no restaurante “O Lago Verde”, junto à albufeira.
Domingo dia 2 começou com a visita ao Centro de Interpretação Turística de Pedrogão Grande, com apresentação de iguarias regionais, nomeadamente do “Bucho recheado” pela Confraria de Pedrogão Grande. Saída em direção a Figueiró dos Vinhos para visita ao Museu e Centro de Artes, com uma mostra sob o tema “Os Caminhos do Naturalismo em Figueiró dos Vinhos”, bem como à casa de José Malhoa e ao Museu do Xadrez.
Rumo a Castanheira de Pera, para almoço e visita à Praia das Rocas, um belo empreendimento turístico que, sob o quente sol, tentava os Opelistas a antecipar a época balnear.
Finda mais esta bela jornada de convívio do Clube Opel Clássico Portugal, resta-nos agradecer ao Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria, na pessoa do Sr. Fernando Moreira, pela excelente organização, e a todas as pessoas e entidades que nos proporcionaram excelentes momentos de lazer.