XX Encontro Nacional Opel Clássico

As bonitas terras da Beira Interior acolheram o 20º Encontro Nacional do COCP, que decorreu nos dias 13 e 14 de Abril, o qual teve início no Centro Cultural Raiano de Idanha-a-Nova, onde se concentraram 14 viaturas Opel Clássico, sendo a mais antiga um Olympia Cabriolet de 1951, a que se juntaram um Olympia Rekord, um Rekord P2 CarAvan, um Rekord A, um Rekord C, um Kadett B, dois Ascona (um A e um C), um Kadett C, um Olympia A, um Manta A, dois Kadett E e um Corsa A.

Os Opelistas poderam apreciar uma magnífica exposição sobre artefactos e alfaias agrícolas de então, incluindo belas peças clássicas como uma (verdadeira) enfardadeira e uma debulhadora a fazer lembrar uma diligência do faroeste

Após o Porto de Honra gentilmente oferecido pelo Município local, o Vereador, Sr. João Carlos Sousa, dirigiu-se aos participantes com palavras de apreço pela visita do Clube.
A caminho da aldeia histórica de Idanha-a-Velha, os clássicos Opel aproveitaram para testar as suas suspensões nas bucólicas estradas rurais, tendo todos passado a prova com distinção. Fundada pelos romanos no século I a.C., Idanha-a-Velha reserva ao visitante uma ótima surpresa com a monumentalidade dos seus edifícios e as suas árvores bem centenárias.

Novo destino em Penha Garcia, tendo os Opelistas “trepado” pelas ruas íngremes a caminho do castelo, com uma excelente vista sobre a barragem. O tempo quente que se fez sentir não demoveu os mais afoitos de subirem a escadaria até ao topo do castelo.
Chegada a hora do almoço, caminho inverso pelas estreitas ruas até à estrada que os levou ao restaurante “O Raiano”, para se debaterem com um belo prato de bacalhau à moda local.

Retemperadas as forças, a caravana dirigiu-se à histórica aldeia de Monsanto, encavalitada bem lá no alto. Com a preciosa colaboração da GNR, os clássicos Opel estacionaram em parque reservado, tendo-se seguido mais um teste – desta feita, aos ocupantes dos clássicos, subindo a bom subir até atingirem tão célebre local – e todos (também) passaram o teste com distinção! As grandes rochas metidas nas casas – ou as casas metidas nas grandes rochas – são, sem dúvida, um dos atrativos desta aldeia, oferecendo também magníficas vistas da paisagem em seu redor.

De regresso a Idanha-a-Nova, os Opelistas descansaram no Hotel “Estrela da Idanha”, saboreando calmamente um belo jantar enquanto assistiam ao filme sobre a comemoração do 10ª aniversário de COCP e a inauguração do seu novo espaço na Idanha (Belas, concelho de Sintra).

A manhã de domingo, 14, foi ocupada pela realização da 12ª Assembleia Geral, na qual os presentes aprovaram por unanimidade o Relatório de Atividades e Contas referente a 2018, tendo também abordado diversos assuntos de interesse para o Clube.

O almoço realizou-se no restaurante junto ao santuário de Nossa Senhora do Almortão, tendo no final o Chef Óscar oferecido ao COCP uma imagem de Nossa Senhora do Almortão e explicado um pouco da história daquele local.

Entregues as já habituais placas comemorativas, os Opelistas terminaram assim mais uma jornada de excelente convívio da Família Opel Clássico.
Os nossos agradecimentos ao Município de Idanha-a-Nova, nas pessoas do seu Presidente, Armindo Jacinto, e da Vereadora, Elza Gonçalves, que tão gentilmente apoiaram a realização deste evento do COCP, à GNR de Monsanto, e aos organizadores Fernando Gomes, Rui
Gonçalves e José Luís Laia.