Opel Manta B SR

Proprietário: 
Filipe Soares
Modelo: 
Manta
Ano da viatura: 
1978

Este é um Manta B 1.9 SR e foi comprado pelo meu pai em 1978 na Alemanha, mais propriamente em Essen, cidade onde esteve emigrado.

Sofreu a sua primeira intervenção ainda lá, quando certo dia, num café, um grupo de amigos conversando sobre as suas "máquinas" decidiram pintar os seus carros. O Manta, que naquela altura tinha como cor o Verde Jade, passou a ser Castanho. Embora o Verde Jade fosse uma cor muito bonita, o meu pai receava que, com a vinda do carro para Portugal, a cor se pudesse vir a estragar com o Sol, e daí a alteração. Com isso perderam-se os autocolantes (faixas laterais) bem como a sigla Manta SR que identificava a versão na tampa da mala, bem como outros pormenores.

Em Portugal o Manta esteve fechado uma garagem de um familiar, saindo esporadicamente ou quando o meu pai vinha de férias. Após o seu regresso definitivo, o Manta continuou ao serviço da Família até ao ano 2000, altura que se decidiu dar-lhe o descanso devido.

O Manta manteve-se, novamente, fechado na garagem durante mais 8 anos, totalizando 150 000km, sendo regularmente posto a trabalhar. Esteve para ser vendido, mas o meu pai não deixou que tivesse um final infeliz. Visto ter sido o seu primeiro carro, não permitiu que acabasse no rallycross popular, já que era esse o intuito dos compradores.

Foi "vítima" de um longo restauro, com algumas paragens pelo meio, num processo que demorou 7 anos e que terminou em 2014 graças à ajuda de um grande amigo... o Eng. Jsutino Santos.