XVIII Encontro Nacional Opel Clássico
Durante o fim de semana de 21 e 22 de outubro de 2017, o COCP realizou o seu 18º Encontro Nacional, na zona de Abrantes.
As mais de duas dezenas de viaturas e de meia centena de participantes concentraram-se no sábado 21 nas instalações da GERCAR, agente OPEL da zona.
De realçar que a juventude marcou forte presença neste 18º EN, com quase uma dezena de crianças e jovens, dando uma nota de vivacidade e alegria ao nosso grupo.
Muito bem recebidos com toda a cordialidade e simpatia pelos seus responsáveis, Srs. Vítor Mendes e José Mendes, bem como pelo Dr. Luís Dias, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, os Opelistas iniciaram as suas atividades formalizando a sua inscrição e desfrutando de um belo pequeno almoço, oferta da GERCAR.
O primeiro destino da comitiva foi a barragem de Castelo de Bode, a qual foi alcançada circulando calmamente pelas sempre belas estradas nacionais, as quais, apesar de terem algumas zonas atingidas pelos incêndios, ainda apresentam bastantes áreas arborizadas, para nossa alegria. Que se mantenham assim por muito tempo!
Recebidos pelo representante da EDP, os participantes dirigiram-se à antiga sala de comando, um excelente exemplar da tecnologia elétrica clássica dos anos 50 do século passado. Após a explicação das várias fases da evolução tecnológica (desde o comando manual, ao automático e, mais recentemente, ao telecomando), a comitiva desceu e subiu as escadas para se maravilhar com as poderosas máquinas que produzem eletricidade através do fluxo de água proveniente da albufeira vários metros acima. Por último, disfrutámos do grandioso panorama do paredão da barragem a partir da sua base, de tirar o fôlego!
Chegada a hora de almoço, as viaturas clássicas dirigiram-se para o restaurante "Sabores da Cascata", em Abrantes, oferecendo uma excelente vista sobre o Tejo. Após os aperitivos, seguiu-se um belo bacalhau com broa.
A parte da tarde iniciou-se com a travessia do Tejo - mostrando bem os efeitos da seca extrema em que estamos mergulhados - em direção ao Centro de Investigação sobre a Temática do rio Tejo, onde um espaço multimédia oferece aos visitantes muita informação sobre o rio e as suas envolventes, bem como viagens simuladas ao longo de alguns dos seus troços.
Saímos depois rumo ao Tramagal, para conhecermos o legado do grande industrial Eduardo Duarte Ferreira. À entrada do museu, foi-nos dada uma excelente explicação sobre a indústria ali fundada há mais de cem anos por este visionário, tendo o seu conteúdo sido classificado como muito interessante pelos Opelistas, com referências memoriais como os trens de cozinha esmaltados, os lagares de azeite e os célebres camiões Berliet-Tramagal, tanto civis como militares.
Regresso a Abrantes para jantar e pernoita no recentemente renovado Luna Hotel Turismo de Abrantes, um espaço moderno e confortável.
Domingo 22 de manhã, com todas as máquinas a pegarem bem, saída com destino à Central de Pego, para tomarmos conhecimento de outra tecnologia para geração de eletricidade: a termoelétrica.
Após a receção, foi-nos dada uma completa explicação sodre o modo de funcionamento da Central, com grupos a funcionarem a carvão e a gás, bem como as medidas tomadas para a minimização dos efeitos da poluição, sendo que 50% da sua produção elétrica é exportada para Espanha. Seguiu-se a visita ao interior da central a carvão, onde o nosso grupo se pode extasiar com a dimensão das máquinas - desde os moinhos de carvão, aos queimadores, geradores, alternadores e todos os acessórios para que nos cabos elétricos flua a tão preciosa energia elétrica.
De volta a Abrantes para, como diz o ditado, "ir comer palha para Abrantes", com visita ao local de fabrico desta iguaria.
Por fim, o almoço no restaurante "Trincanela", em pleno parque urbano da cidade, uma excelente envolvência para terminar este 18º EN, que decorreu em excelente ambiente de convívio da Família Opel Clássico.
Os nossos agradecimentos à Câmara Municipal de Abrantes, na pessoa do Dr. Luís Dias, que por entre a emergência dos incêndios e o stress das eleições autárquicas, sempre nos dispensou do seu precioso tempo para ajudar a montar este passeio, nomeadamente, nas visitas ao Centro de Investigação Temática do rio Tejo e ao museu Duarte Ferreira, à GERCAR nas pessoas de Vítor Mendes e José Mendes, que tão bem nos receberam e apoiaram, à EDP pela autorização de visita à barragem de Castelo de Bode e à PEGOP, operadora da Central do Pego, na pessoa da Sra D. Maria Júlia Narciso, que conseguiu uma autorização excecional para uma visita ao domingo, e das suas colegas na Central que nos guiaram pelo seu interioir.
Finalmente, um grande obrigado ao nosso sócio Fernando Gomes e sua Família, por todo o trabalho que tiveram na montagem deste nosso 18º EN, bem como a todos os participantes, dos "3 aos 73 anos", dando razão de ser ao Clube e a estes momentos de belo convívio Opelista.